Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10874
Título: Avaliação do uso da fotobiomodulação no tratamento do herpes labial simples tipo 1: relato de caso
Autor(es): Martins, Ana Caroline
Longo, Morgana Fidelis
Voltolini, Juliana Milioli
Mezzari, Karina Marcon
Gazola, Sinara
Orientador(es): Pires, Patricia Duarte Simões
Palavras-chave: Laser de baixa potência
Fototerapia
Herpes simples
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do Grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O herpes simples é uma infecção viral causada pelo vírus herpes humano (HSV), que faz parte da família Herpesviridae. É uma das infecções mais comuns em seres humanos. Existem dois tipos de HSVs, o tipo 1 (HSV-1) que está relacionado a infecções em região de face e tronco e o tipo 2 (HSV-2) associado a infecções em área genital, geralmente transmitido por contato sexual. A evolução da infecção pelo vírus do herpes é um processo que abrange três diferentes fases: a fase primária, a de latência e a recorrente. É na fase recorrente que são observadas as manifestações clínicas da doença. O laser de baixa potência tem sido um avanço na odontologia, auxiliando no tratamento de diversas doenças, proporcionando uma melhora mais rápida e confortável ao paciente. Diversos estudos têm mostrado a eficácia do laser de baixa potência devido as suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, cicatriciais e biomoduladoras, além de não gerar efeitos colaterais e quando associados a agentes fotossensibilizantes, como azul de metileno, possuem efeito antimicrobiano, técnica conhecida como Terapia Fotodinâmica. Por essa razão, tem sido utilizado no tratamento do HSV-1. Objetivo: Avaliar o uso da laserterapiade baixa intensidade no tratamento do herpes labial simples tipo 1 através de relatos de casos clínicos. Resultados: Foram descritos 3 casos clínicos de pacientes com quadro clínico de herpes labial simples em um consultório privado de odontopediatria sendo que estes apresentavam diferentes idades e estágios da doença. Conclusão: Com esse estudo, foi possível identificar os grandes benefícios da laserterapia para a qualidade devida dos indivíduos afetados, sendo que essa abordagem terapêutica promove a recuperação mais rápida, é um tratamento minimamente invasivo e tem resultados satisfatórios.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2024
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10874
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Caroline Martins e Morgana Fidelis Longo.pdfTCC1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.