Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10807
Título: Impactos emocionais da pandemia de COVID -19, em pais e cuidadores de crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola de Criciúma/SC
Autor(es): Freitas, Dafne Gnoatto
Orientador(es): Silva, Dipaula Minotto da
Palavras-chave: Delírio
Psicologia Existencialista
Materialidade
Fenomenologia
Imaginário
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Saúde e Processos Psicossociais.
Resumo: O delírio é entendido na visão normativa como alheio à realidade, e nosso objetivo nesta pesquisa é justamente se contrapor a este entendimento, apontando para a relação que o fenômeno tem com a materialidade. Iniciamos nossa relação com o fenômeno dedicando um capitulo para uma revisão de literatura, buscando artigos que se aproximem fenomenologicamente do delírio. Realizamos a tarefa de reaproximar o delírio da materialidade a partir do diálogo entre a psicologia existencialista de Sartre e a perspectiva fenomenológica de Alexandre Valverde em seu ensaio sobre o fenômeno delírio. Neste diálogo, encontramos os argumentos necessários para esboçar esta reflexão do constante retorno do delírio à materialidade, assim como a presença de um Eu inviabilizado. Estes achados se configuram como possíveis aberturas para se pensar uma intervenção psicológica nas complicações onde o fenômeno do delírio se faz presente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10807
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dafne Gnoatto Freitas.pdfTCC315,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.