Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10762
Título: Tatuagem e formação humana: a trajetória formativa de tatuadores de Criciúma e região
Autor(es): Machado, Felipe
Orientador(es): Cechinel, André
Palavras-chave: Tatuagem
Tatuadores - Formação
Corpo humano – Aspectos simbólicos
Estética
Arte – Filosofia
Corpo como suporte da arte
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a investigar o processo formativo de tatuadores de Criciúma/SC e região, por meio de entrevistas com artistas que estão iniciando na área e, também, alguns que já atuam há mais de quinze anos. Desse modo, o estudo apresenta a diferença na trajetória de profissionais que têm facilidade de acesso a informações e materiais, e, do outro lado, temos profissionais que iniciaram seu processo em um período no qual não existiam nem mesmo materiais descartáveis. Nesse percurso, surge a busca pela compreensão que esses profissionais têm acerca da dimensão artístico-criativo-formativa de sua prática, pois emerge o impasse que enfrentam a arte a educação e a formação humana, uma vez que a construção social e o processo de sujeito emancipado que constrói esses profissionais antecedem suas práticas artísticas, findando em suas elaborações de si, enquanto indivíduos singulares, que sustentam em suas produções, parte do seus ideais. À luz de autores como Agamben(2007, Ranciere(2009), Ferreira(2008-2018), Adorno e Horkheimer(1985), Matesco(2009) - entre outros - foram discutidos os vínculos entre arte, intransitividade e educação, associando os conceitos de tatuagem, identidade e corpo, podendo, assim, contextualizar o problema da relação entre tatuagem e formação. Caracterizada como pesquisa qualitativa, devido sua necessidade em manter-se atenta à observação de dados sistematicamente, valorizando o diálogo e busca por informações que não se encontram em quantidade. O trabalho também se desdobra em procedimentos que alcançam distintas práticas da modificação corporal, de modo que possa trazer à tona a discussão necessária para repensarmos o corpo e suas peculiaridades dentro da arte. A provocação para um olhar crítico e atento à formação humana dos tatuadores é parte da pesquisa, uma vez que dissociar valores estéticos e artísticos das produções em tatuagem pode ser uma fragilidade dessa linguagem, aproximando-a de uma prática artesanal. A referida pesquisa também se debruça para a compreensão que os entrevistados têm acerca dos vínculos da arte, intransitividade e educação, visando entender por onde anda a busca de conhecimentos e quais caminhos trilham quando pensam em sua formação.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10762
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Machado.pdfDissertação1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.