Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10759
Título: Memória e imaginação como recursos para o ensino da dança a pessoas idosas
Autor(es): Cristiano, Anderson Felisberto
Orientador(es): Cabral, Gladir da Silva
Palavras-chave: Dança – Estudo e ensino
Dança para idosos
Imaginação
Memória
Identidade
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Apresento aqui uma análise das observações feitas sobre os relatos das pessoas idosas que participavam de aulas de dança no Centro de Convivências da Terceira Idade (AFASC) Criciúma - SC. O objetivo da pesquisa é compreender como a imaginação e a memória podem ser ferramentas importantes para o ensino-aprendizagem de dança em idosos, problematizando a possível atuação da memória e da imaginação nos processos de elaboração de uma metodologia para o ensino de dança. Assim, iniciei apresentando um breve entendimento sobre a pessoa idosa, também busquei situar historicamente a chegada da dança no Brasil e seu desenvolvimento. Procurei descrever um estudo teórico que permita compreender o conceito de corpo, memória e imaginação da pessoa idosa e dialogar com os teóricos dos estudos culturais sobre os processos de construção da identidade das pessoas idosas. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa; utilizo a história oral e autoetnográfica como metodologia de pesquisas para, dessa forma, coletar e analisar as narrativas feitas pelos idosos participantes da pesquisa, compreendendo melhor as falas, as memórias e seu significado, para analisar os relatos procuro fazer uma revisão bibliográfica conceitual. Os pesquisados são pessoas idosas (mais de 60 anos) sem muito conhecimento de dança e participavam das aulas de dança (ritmos) no ano de 2023 no Centro de Convivências da Terceira Idade (AFASC). A partir da análise dos relatos, sem pretensão de respostas finais, mas que possibilitem percepções e reflexões sobre o ensino da dança, foi possível entender como a memória e a imaginação possibilitam o ensino e a aprendizagem da dança para as pessoas idosas. Pensando em todas as heranças culturais e vivências que a pessoa idosa carrega consigo, é possível aprimorar o ensino da dança por meio da memória e da imaginação.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10759
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Felisberto Cristiano.pdfDissertação1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.