Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10756
Título: O processo formativo de lideranças sociais e políticas na década de 1980: a experiência da pastoral da juventude em Criciúma, SC
Autor(es): Szymanski, Rodrigo
Orientador(es): Carola, Carlos Renato
Palavras-chave: Obras da Igreja junto aos jovens - Igreja católica
Jovens - Conduta
Teologia da libertação
Formação humana
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: No Brasil, a organização de jovens na década de 1980 esteve diretamente ligada aos caminhos da Igreja Católica, que passaram, dentre outros aspectos, pela construção da Pastoral da Juventude (PJ), organização nacional resultante de experiências sociais e eclesiais durante o período da Ditadura Militar e o processo de reabertura política. Entre as décadas de 1970 e 1980 a PJ se organizou de forma singular na experiência dos grupos de base ligados à realidade político-social-eclesial de comunidades. É nesse contexto que nasceram os primeiros Grupos de Jovens que acabaram por influenciar fortemente as ações de uma igreja engajada e militante. Diante desse processo, esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorreu o processo de formação de lideranças sociais e políticas realizado pela Pastoral da Juventude e pelos grupos de jovens em Criciúma na década de 1980. Tem como objetivos específicos: (1) verificar a metodologia usada para a formação dos jovens nos grupos de base; (2) investigar a trajetória formativa de militância social e política de jovens oriundos dos espaços eclesiais e (3) analisar as estruturas e organização do grupo de Jovem Adolescente Aliança de Criciúma. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa baseou-se em arquivos de entidades que ainda preservam o material relacionado ao tema, que possuem materiais relacionados ao tema, incluindo um acervo com classificação da Pastoral da Juventude. Foram usados como fonte fundamental para o desenvolvimento do trabalho os arquivos do Grupo de Jovens Aliança da Cidade de Criciúma, atas e relatórios, bem como outros materiais pertencentes a acervos pessoais dos ex-participantes do grupo. Paulo Freire é o principal referencial teórico da pesquisa, sendo que as categorias manejadas para compreender o processo formativo dos jovens militantes cristãos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10756
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Szymanski.pdfDissertação725 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.