Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10754
Título: Escola, democracia e modernidade nos discursos de crise da educação brasileira (1932-1961)
Autor(es): Souza, Mário Henrique Leite
Orientador(es): Carola, Carlos Renato
Palavras-chave: Sociologia educacional
Democratização da educação
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932
Manifesto dos Educadores, 1959
Escola nova
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: Este trabalho procurou compreender como o discurso de crise se apresentava na educação brasileira, no recorte histórico de 1930 a 1961, a partir de documentos relacionados aos manifestos dos educadores de 1932 e 1959, bem como a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB de 1961. Nosso objetivo foi identificar o projeto de educação e sociedade nos discursos de crises da educação que se apresentavam naquele contexto. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que tomou por base a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os três documentos em questão, os manifestos dos educadores de 1932 e de 1959, bem como a LDB de 1961 apontam para o horizonte de uma educação para uma sociedade moderna. Em síntese, nossa tese afirma que as teorias e as diretrizes curriculares que fundamentaram o projeto de um sistema nacional de educação que foi gestado e configurado nos embates do período de 1930 a 1961, representam uma conquista importante no sentido de consolidar o lugar da educação pública, laica e gratuita para todos. Entretanto, a concepção de escola pública e as diretrizes curriculares foram definidas e estruturadas por uma matriz epistemológica eurocentrista que preconiza uma formação humana no “horizonte de expectativa” da modernidade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10754
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mario Henrique Leite Souza.pdfDissertação634,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.