Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10747
Título: A intersetorialidade na ação do conselho tutelar como ator na articulação do sistema de garantias de direitos humanos de crianças e adolescentes
Autor(es): Gabriel, Graziela Cristina Luiz Damacena
Orientador(es): Souza, Ismael Francisco de
Palavras-chave: Conselhos tutelares
Direitos das crianças
Direitos dos adolescentes
Proteção integral
Políticas públicas
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Direito.
Resumo: O trabalho teve por tema “o Conselho Tutelar e o sistema de garantias”. Foram inseridas delimitações no tema, para compreender atuação do Conselho Tutelar como protagonista na articulação do sistema de garantias de direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil, chegando-se à delimitação do tema: “a intersetorialidade na ação do conselho tutelar como protagonista na articulação do sistema de garantias de direitos humanos de crianças e adolescentes”. O problema norteador da pesquisa consistiu em analisar “diante das diversas violações de direitos de crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar pode atuar, dentro das suas atribuições legais, protagonizando a articulação intersetorial da rede de atendimento de crianças e adolescentes que compõem o Sistema de Garantias de Direitos”? A pesquisa teve enquanto hipótese que “o Conselho Tutelar zela pelos cumprimentos dos direitos de crianças e adolescente” (BRASIL, 1990), conforme o artigo 131, do Estatuto da criança e adolescente. Daí a necessidade de problematizar a atuação do órgão de proteção, a partir da articulação Intersetorial dos atores do Sistema de Garantias de Direitos” O trabalho teve como objetivo geral “Compreender o desenho das políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes e a articulação intersetorial do Sistema de Garantias de Direitos, considerando a atuação do Conselho Tutelar como protagonista para garantia da Proteção Integral”. Visando ao alcance do objetivo geral, foram delimitados quatro objetivos específicos, que correspondem, respectivamente, aos quatros capítulos do desenvolvimento desta dissertação, quais sejam: “Apresentar os pressupostos do Direito da Criança e do Adolescente sob o marco da Proteção Integral”, na sequência “compreender a articulação do Sistema de Garantias de Direitos Humanos de crianças e adolescentes”; “Definir o Conselho Tutelar como espaço democrático na Garantia dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes” e por fim “Analisar a atuação do Conselho Tutelar como protagonista nas articulações da rede de atendimento à criança e adolescente, e como norteador das políticas públicas considerando a proteção integral”. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo, já o método de procedimento foi o monográfico. A pesquisa se utilizou das técnicas de pesquisa bibliográfica e de documental. A dissertação vincula-se à área de concentração Direitos Humanos e Políticas Públicas de Inclusão social e à linha de pesquisa em Direito, Sociedade e Estado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGD/UNESC).
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10747
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziela Cristina Luiz Damacena Gabriel.pdfDissertação970,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.