Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10737
Título: Uso da contabilidade na gestão de propriedades de agricultura familiar localizadas no sul catarinense
Autor(es): Menegali, Tamara Dagostin
Orientador(es): Cittadin, Andréia
Palavras-chave: Práticas de Contabilidade
Tomada de decisões
Agricultura familiar
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A agricultura familiar é fundamental para a economia e segurança alimentar no Brasil, pois contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e a produção de alimentos. Porém, a carência de informações e controles de gestão eficazes nas propriedades familiares é um desafio que dificulta a tomada de decisões e a apuração dos resultados das atividades agropecuárias. O objetivo geral do estudo consiste em analisar como os agricultores do sul catarinense fazem uso da contabilidade para o gerenciamento das propriedades de agricultura familiar. Para tanto, se fez uso de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e realizada mediante levantamento com 57 agricultores do sul do Estado. Os principais resultados indicam um perfil de agricultores com predominância do sexo masculino, ensino médio completo, vasta experiência nas atividades e área da propriedade superior a 10 ha. Quanto ao uso das práticas de contabilidade, se verificou que muitos agricultores desconhecem os benefícios da área para a gestão da propriedade, ainda não há a separação dos gastos pessoais dos gastos da propriedade, o que pode levar a apuração equivocada dos resultados. A maioria dos agricultores demonstra interesse em informações disponibilizadas pela contabilidade para melhorar a gestão, no entanto não está disposta em pagar por serviços contábeis. Conclui-se que há um campo a ser explorado pela contabilidade na atividade rural, porém é preciso maior conscientização para promover a adoção de práticas contábeis eficazes na agricultura familiar com o assessoramento de contadores.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10737
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tamara Dagostin Menegali.pdfTCC1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.