Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10735
Título: Percepção dos cooperados em relação aos princípios do cooperativismo e de governança nas cooperativas de crédito do sul catarinense
Autor(es): Maciel, Roberta Eduarda da Silva
Orientador(es): Silva, Sergio Mendonça da
Palavras-chave: Cooperativismo
Cooperativas de Crédito
Governança cooperativa
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os princípios e valores do cooperativismo, contribuem para formar a identidade da cooperativa, bem como, serve como linha orientadora que rege as cooperativas. Já os princípios de governança cooperativa, denominados um modelo de direção estratégica, fundamenta nos valores e princípios cooperativistas, que visa garantir e assegurar a gestão das cooperativas com os interesses dos cooperados. Com o crescimento das cooperativas de crédito e a busca por uma gestão eficaz, questiona-se qual a percepção de cooperados em relação aos princípios do Cooperativismo e dos princípios de Governança Cooperativa nas cooperativas de Crédito do Sul Catarinense. Assim, esse estudo buscou analisar a percepção dos cooperados de cooperativas de Crédito do Sul Catarinense acerca dos princípios do Cooperativismo e dos princípios de Governança Cooperativa. Quanto a metodologia a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, em razão de que os dados obtidos na pesquisa serão interpretados e possibilitará uma análise referente ao tema, o procedimento de levantamento, justificado pela análise de dados contidas no questionário aplicado de acordo com a escala Likert, a técnica de pesquisa resume-se como bibliográfica, o intuito de realizar consultas em livros, artigos, sites, teses e em outros matérias que são voltados ao tema para a elaboração da pesquisa. Quanto aos principais resultados encontrados, percebeu-se que, o nível de concordância dos cooperados sobre os princípios do Cooperativismo e de Governança Cooperativa foi a Adesão livre e voluntária e a Educação, mostrando que as cooperativas são instituições abertas a todos os membros e que incentivam o conhecimento a todos os seus cooperados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10735
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta Eduarda da Silva Maciel.pdfTCC508,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.