Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10733
Título: Pejotização em uma empresa do setor têxtil: análise da relação trabalhista entre contratante e contratado
Autor(es): Giácomo, Matheus Kröeff
Orientador(es): Castanha, Eduardo Tramontin
Palavras-chave: Indústria têxtil
Relações trabalhistas
Precarização trabalhista
Terceirização trabalhista
Pejotização
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A prática da pejotização tem despertado significativo interesse no setor têxtil, levando a questionamentos sobre a natureza das relações trabalhistas entre contratantes e contratados. Portanto, este estudo buscou analisar como ocorre a relação trabalhista entre contratante e contratado no setor têxtil diante da prática da pejotização. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo realizado por meio de entrevista semiestruturada junto a parte contratante e contratada de uma relação trabalhista do setor têxtil. Os resultados revelam que o contratante acaba optando por esse modelo de contratação devido à natureza sazonal do negócio e à redução dos encargos trabalhistas, o que se mostrou uma estratégia econômica viável. Além disso, diante da pejotização a contratante enxerga maior comprometimento por parte dos colaboradores, além de flexibilidade e redução de riscos financeiros. Por outro lado, a contratada expressou preocupações com a falta de segurança financeira, a ausência de benefícios e direitos trabalhistas, bem como a variabilidade nos rendimentos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10733
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Kröeff Giácomo.pdfTCC339,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.