Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10732
Título: Nível de conhecimento das obrigações acessórias do meio rural: um estudo de caso com agricultores do município de Sombrio/SC
Autor(es): Soares, Mariani Elias
Orientador(es): Silva, Sergio Mendonça da
Palavras-chave: Obrigações acessórias
Agricultor
Contabilidade rural
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Presume-se que muitos agricultores conhecem e querem estar conforme com as leis, especialmente em relação as obrigações acessórias do meio rural. Por outro lado, pensa-se que outros agricultores, principalmente os pequenos, não conhecem estes deveres e muitas vezes não tem acesso as essas informações. O sul do estado de Santa Catarina tem forte presença da agricultura e a produção rural é parte importante da economia desta região. Diante disso, este estudo tem como objetivo pesquisar o nível de conhecimento dos agricultores do município de Sombrio/SC acerca das obrigações acessórias do setor rural e suas particularidades. Quanto a metodologia, essa pesquisa tem abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e realizada por meio de uma análise bibliográfica e de levantamento (survey). A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário com os agricultores do município de Sombrio/SC. No resultado dessa pesquisa pode-se analisar que os agricultores querem se adequar conforme com a lei, mas não tem apoio do governo federal, dessa forma as obrigações acessórias tiveram médias de 85% até 45% no nível de conhecimento sobre as obrigações acessórias do meio rural, sendo com nível maior de conhecimento a Nota Fiscal Eletrônica, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural e o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10732
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariani Elias Soares.pdfTCC574,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.