Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10730
Título: Medicina e segurança do trabalho: considerações acerca da obrigatoriedade e importância, sob a ótica de organizações empresariais
Autor(es): Sousa, Julia Carolina Jardim de
Orientador(es): Machado, Luan Philippi
Palavras-chave: Normas regulamentadoras
Saúde e segurança do trabalhador
Doenças profissionais – Prevenção
Percepção
Prevenção de acidentes de trabalho
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A medicina e segurança do trabalho é a ciência que estuda as normas e procedimentos durante as atividades na empresa, tendo como objetivo principal prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e outros riscos para a saúde dos colaboradores. O presente artigo tem como objetivo verificar a perspectiva sobre a medicina e segurança do trabalho nas empresas que demandam por esse serviço, nos escritórios de serviços contábeis e nas empresas de medicina e segurança do trabalho. Com intuito de atingir o objetivo geral, utilizou-se a metodologia qualitativa, descritiva, aplicando o método de coleta e análise de dados, que foram obtidos por meio de questionários abrangendo aspectos relevantes da medicina e segurança do trabalho. Dentro das perguntas do questionário, podem ser enfatizadas, no que diz respeito à relevância da elaboração dos laudos e envios dos eventos SST ao eSocial. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar que a maioria das prestadoras de serviços contábeis e das organizações empresariais reconhecem sua importância, embora ainda tenha alguns que o façam apenas por exigência legal. Também foi questionado se as clínicas e prestadoras de serviços percebem se seus clientes compreendem a relevância do envio dos eventos SST. A maioria das clínicas e prestadoras de serviços contábeis acredita que seus clientes não entendem a importância. No entanto, ao questionar as organizações empresariais, a maioria reconhece a importância, embora haja algumas que não a considerem relevante. Isso evidencia uma lacuna na comunicação entre as clínicas, prestadoras de serviços contábeis com seus clientes no que diz respeito ao entendimento da importância desses envios.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10730
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Carolina Jardim de Sousa.pdfTCC530,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.