Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10729
Título: Análise do comportamento financeiro dos graduandos de Contábeis de uma universidade do sul de Santa Catarina
Autor(es): Souza, João Vitor Farias de
Orientador(es): Castanha, Eduardo Tramontin
Palavras-chave: Planejamento financeiro
Endividamento
Estudantes de Ciências Contábeis
Finanças Pessoais
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar como ocorre o comportamento financeiro em relação ao endividamento e planejamento financeiro dos acadêmicos do curso de ciências contábeis de uma universidade localizada em Santa Catarina. Realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa e de levantamento, com aplicação de um formulário dividido em três seções, aplicado em 220 estudantes do curso de Ciências Contábeis entre os dias 20 de setembro a 03 de outubro de 2023. Os participantes, em sua maioria são do sexo feminino, solteiros, residem com os pais e gastam menos do que recebem. Os resultados revelam que 92,3% dos jovens destacaram a importância de planejar seus gastos mensais, e ainda 67,3% afirmam que o endividamento é a consequência da falta de um bom planejamento financeiro. Em relação ao endividamento, os dados revelam que 59,5% pagam suas contas em dia, sabem quanto devem, pagam a fatura do cartão de crédito até o vencimento, bem como possuem frequência baixa de compras por impulso. Cabe salientar que somente 12,3% dos acadêmicos possui dívidas, sendo que 54,3% destas dívidas é ocasionada por meio do cartão do crédito e 14,3% com cheque especial.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10729
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Vitor Farias de Souza.pdfTCC578,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.