Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10727
Título: Prevalência de vieses cognitivos em finanças pessoais
Autor(es): Rodrigues, Jéssica Maria Belini
Orientador(es): Benfatto, Anderson Corrêa
Palavras-chave: Teoria do prospecto
Finanças comportamentais
Finanças pessoais
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As finanças comportamentais representam um campo de estudo dedicado a investigar a influência da psicologia nas escolhas financeiras, estabelecendo uma ligação essencial entre finanças comportamentais e vieses cognitivos. O escopo deste estudo é compreender o comportamento financeiro dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNESC, e a pesquisa foi conduzida por meio de um questionário composto por 21 questões, divididas em três blocos. A análise dos dados coletados seguiu os princípios da teoria do prospecto de Daniel Kahneman e Amos Tversky. Conclui-se, portanto, que, embora o planejamento financeiro seja uma pedra angular na administração eficaz dos recursos, é de suma importância reconhecer que as decisões financeiras são influenciadas por vieses cognitivos. Portanto, compreender a interação entre finanças pessoais e comportamento humano é crucial para tomar decisões financeiras mais conscientes e racionais. No contexto da amostra estudada, é possível destacar a presença de vieses e heurísticas em suas escolhas financeiras, sendo o efeito reflexão um dos aspectos mais significativos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10727
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Maria Belini Rodrigues.pdfTCC618,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.