Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10725
Título: Estudo das opiniões emitidas nos relatórios de uma empresa de auditoria independente localizada no sul de Santa Catarina
Autor(es): Eyng, Henrique
Orientador(es): Ducioni, Luciano da Rocha
Palavras-chave: Auditoria
Auditoria – Relatórios
Tipos de opiniões
Entrevista
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é analisar os aspectos relacionados às opiniões emitidas nos relatórios de auditoria sobre as demonstrações contábeis, entre os anos de 2018 e 2022, por uma empresa de auditoria independente localizada no sul de Santa Catarina. Quanto à abordagem do problema, o estudo classifica-se como qualitativo, em relação aos objetivos é descritivo, e no que tange à estratégia adotada qualifica-se como documental e estudo de caso, sendo que a técnica de pesquisa empregada foi a aplicação de uma entrevista estruturada com o responsável técnico da empresa estudada. Para alcançar o objetivo proposto, os relatórios analisados foram acessados no banco de dados da empresa estudada, e em seguida foram segregados por tipos de opinião do auditor. Por fim, foi realizada uma entrevista com o auditor responsável técnico pela empresa, buscando entender sobre a profissão do auditor na prática. Como principais resultados encontrados, destaca-se a predominância dos relatórios com ressalva de 2018 a 2020, e dos sem ressalva a partir de 2021, sendo que não houve a emissão de relatórios com opinião adversa e abstenção de opinião do auditor durante o período de estudo. Foram identificados, também, que os principais motivos que levaram o auditor a modificar sua opinião foram relacionados com o grupo imobilizado, estoques e originados por falta ou erros em registros contábeis. Por fim, o entrevistado ressaltou que a opinião do auditor no relatório de auditoria é importante, pois valida a autenticidade e precisão das demonstrações contábeis, atribuindo credibilidade ao público externo, além de contribuir para melhorias nos processos operacionais das empresas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10725
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henryque Eyng.pdfTCC1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.