Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10724
Título: Análise tributária: um estudo de caso em uma empresa do comércio de sucatas localizada no sul de Santa Catarina
Autor(es): Costa, Henrique de Mattia
Orientador(es): Fontana, Patriele de Faveri
Palavras-chave: Simples Nacional
Lucro presumido
Regimes de tributação
Planejamento tributário
Carga tributária
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Atualmente no Brasil existem quatro tipos de regimes tributários que se aplicam de formas e para atividades distintas, sendo os regimes do Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado. No estudo em questão foram utilizados os dois primeiros citados. O objetivo geral do estudo consistiu na análise do regime tributário mais vantajoso para uma organização de comércio de sucatas, localizada no Sul de Santa Catarina. Para alcançá-lo, a pesquisa classificou-se em termo metodológico como qualitativa e descritiva. A coleta dos dados foi realizada utilizando o relatório de faturamento disponibilizado pela empresa. No documento recebido consta o faturamento da organização dos meses de janeiro a julho de 2023, sendo recebido entre os períodos de agosto e setembro de 2023. A projeção de faturamento dos meses de agosto a dezembro de 2023 foi realizada com base em valores históricos disponibilizados. De posse do faturamento dos meses de janeiro a dezembro, se elaborou o cálculo de todos os tributos devidos pelos regimes tributários do Simples Nacional e Lucro Presumido. Analisadas as cargas tributárias geradas nos regimes tributários, constatou-se que a organização de comércio de sucatas localizada no sul de Santa Catarina, deve optar pelo regime tributário do Simples Nacional, pois apresenta uma economia tributária de R$ 10.234,00 (dez mil duzentos e trinta e quatro reais) no ano de 2023.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10724
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique de Mattia Costa.pdfTCC683,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.