Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10723
Título: Análise dos relatórios de auditoria sobre as demonstrações contábeis de companhias do setor de varejo listadas na B3.
Autor(es): Duarte, Gabriele Piazzoli
Orientador(es): Ducioni, Luciano da Rocha
Palavras-chave: Auditoria independente
Auditoria – Relatórios
Modificação de opinião
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Devido a vasta concorrência no mercado, cresce a necessidade da confiabilidade das informações fornecidas aos usuários internos e externos, aos quais presam pela segurança, desempenho e pelos melhores resultados. Dessa forma, vem expandindo o interesse pelos relatórios de auditoria, dos quais apontam a opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis. Este estudo objetiva investigar as opiniões evidenciadas nos relatórios de auditoria de companhias do setor de varejo, listadas na B3 entre os anos de 2020 a 2022. Para atender ao objetivo proposto, a metodologia classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com análise documental, ao qual foi utilizada para coleta de dados. Foram analisadas as atividades principais de 2.574 empresas listadas na B3 e encontradas 22 companhias do setor de varejo, momento em que foi localizado quatro relatórios de auditoria com modificação de opinião. Os resultados mais relevantes da pesquisa indicaram que a maior parte dos relatórios de auditoria não apresentaram modificação de opinião, há predominância das quatro maiores empresas de auditoria independentes do mundo (Big Four), em comparação com as demais empresas de auditoria, realizando os trabalhos nas empresas do setor e com a análise dos relatórios foi possível identificar os motivos que levaram o auditor a emitir a modificação nas opiniões.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10723
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriele Piazzoli Duarte.pdfTCC931,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.