Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10722
Título: Níveis de governança corporativa: análise do desempenho econômico-financeiro das companhias listadas na [B]³
Autor(es): Souza, Gabriele Antunes de
Orientador(es): Silva, Sergio Mendonça da
Palavras-chave: Governança corporativa
Indicadores de desempenho
Desempenho
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A Governança Corporativa é um conjunto de princípios que recomendam a forma como as empresas são dirigidas e controladas, alinhando os interesses de todos os envolvidos e preservando seu valor econômico de longo prazo podendo gerar benefícios econômicos para as organizações. Este estudo tem como objetivo identificar as características da Governança Corporativa nos Níveis de Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2, apresentar os índices de liquidez, endividamento, retorno sobre o ativo (ROA) e retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) das empresas com base nas demonstrações financeiras dos períodos de 2020, 2021 e 2022 e comparar os resultados das companhias nos diferentes níveis de governança corporativa. Quanto a abordagem do problema este estudo se caracteriza como qualitativo, quanto aos objetivos são de natureza descritiva e com relação as estratégias de pesquisa, a análise se caracteriza como documental. Os dados para a pesquisa foram coletados das demonstrações contábeis das empresas divulgadas por meio do site da [B]³ e aplicados em uma planilha de Excel com as fórmulas necessárias para os cálculos dos indicadores de cada empresa e nível para realizar a comparação do melhor resultado. Dessa forma, foi possível constatar que as empresas de Nível 1 obtiveram melhor desempenho nos indicadores analisados, seguida das empresas do Nível 2. Fazendo com que as empresas listadas no Novo Mercado apresentassem o pior desempenho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10722
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriele Antunes de Souza.pdfTCC430,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.