Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10721
Título: Estudo multicasos de indicadores econômicos-financeiros nas empresas de transporte listadas na B3
Autor(es): Maciel, Jaqueline Bussolo
Orientador(es): Silva, Realdo de Oliveira da
Palavras-chave: Indicadores econômicos-financeiros
Indicadores de liquidez
Rentabilidade
Endividamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O estudo em foco visa a análise dos índices econômicos e financeiros de empresas do setor de transporte, cujas ações são negociadas na bolsa de valores B3 brasileira. A pesquisa abrange o período entre 2018 e 2022. Quanto à sua natureza, o estudo é qualitativo, com objetivos descritivos e uma estratégia documental. Os resultados, apresentados por meio de gráficos para facilitar a compreensão, evidenciaram a queda de indicadores de liquidez e rentabilidade, bem como o aumento de indicadores de endividamento. Estes resultados sugerem que, nos anos de 2020, 2021 e 2022, as empresas analisadas foram impactadas pela pandemia de COVID-19, refletindo um cenário economicamente desfavorável para elas. A pesquisa se destaca pela avaliação detalhada dos efeitos desses eventos nos indicadores financeiros das empresas do setor de transporte. Os dados revelam a vulnerabilidade econômica experimentada por essas empresas durante o período analisado. Esse estudo oferece percepções importantes sobre as flutuações e desafios enfrentados pelas empresas de transporte listadas na bolsa de valores durante um período de instabilidade econômica global, particularmente durante a crise desencadeada pela pandemia.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10721
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaqueline Bussolo Maciel.pdfTCC849,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.