Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10719
Título: Avaliação de empresas pelo método de fluxo de caixa descontado: o caso de uma indústria de cosméticos em Santa Catarina
Autor(es): Pianezzer, Emanoele
Orientador(es): Silva, Realdo de Oliveira da
Palavras-chave: Avaliação por fluxo de caixa descontado
Avaliação de empresas
Valuation
Valor de mercado
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho apresenta a metodologia de avaliação de uma empresa por meio do fluxo de caixa descontado, uma ferramenta crucial para determinar se o empreendimento agrega valor aos proprietários. O objetivo principal deste estudo é calcular o valor estimado da empresa investigada utilizando o método do fluxo de caixa descontado para o período de 2023 a 2027. A pesquisa adota uma abordagem descritiva, combinando elementos qualitativos e quantitativos, conduzida por meio de um estudo de caso e análise documental. A empresa em análise é uma indústria de capital fechado, e foram consideradas informações financeiras e contábeis disponibilizadas pela própria empresa. A aplicação da análise do fluxo de caixa descontado resultou nas seguintes conclusões: i) o valor estimado da empresa é de R$ 21.235.336 pelo método do FCD; ii) ao empregar a avaliação por múltiplos de EBITDA, identificou-se que os múltiplos da empresa são superiores aos múltiplos do setor, possivelmente influenciados por vários fatores internos. Portanto, a análise revelou que a empresa, ao estar acima da média do seu setor, sugere uma avaliação positiva devido a essas considerações.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10719
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emanoele Pianezzer.pdf729,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.