Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10716
Título: Plano Estratégico: um estudo em uma empresa do agronegócio no município de Araranguá/SC
Autor(es): Machado, Angélica Scarpari
Orientador(es): Santos, Ana Paula Silva dos
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Posicionamento de mercado
Leite - Produção
Agronegócio
Agroindústria
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O planejamento estratégico desempenha um papel fundamental no posicionamento de uma empresa, pois destaca suas vantagens e almeja reduzir suas fraquezas. Desta forma a pesquisa objetiva desenvolver um planejamento estratégico em uma pequena empresa do agronegócio no município de Araranguá/SC. Para o alcance do objetivo utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e estudo de caso. Foi aplicado uma entrevista com o casal de proprietário e sua filha, que atua na empresa, de forma complementar uma aplicação de um questionário com os clientes, conferências de registros da organização e acompanhamento de todo o processo da empresa. A partir disso foi criado um diagnóstico onde nota-se que a empresa se destaca pela qualidade de seus produtos, superando a sua concorrência, com ênfase na segurança dos produtos e compromisso com o atendimento ao cliente, a fim de continuamente fidelizá-los. Porém ela possui uma alta dependência da venda para uma cooperativa, o que resulta em perdas significativas devido aos preços ser fixado pela cooperativa. Além disso a empresa enfrenta um desafio relacionado à falta de engajamento em suas estratégias de publicidade, o que pode dificultar a comunicação eficaz com seu público-alvo. Visto que a empresa possui uma dependência alta com a cooperativa, foi posto como objetivo estratégico a migração durante um período de cinco anos, para a utilização toda a sua matéria prima na transformação, ou seja, agroindústria e não mais revenda.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10716
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angélica Scarpari Machado.pdfTCC522,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.