Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10715
Título: Análise por indicadores financeiros das contas públicas dos municípios da AMREC
Autor(es): Aurelio, Ana Carolina Caetano
Orientador(es): Benfatto, Anderson Corrêa
Palavras-chave: Análise das demonstrações financeiras
Contas Públicas
Prefeituras
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A gestão pública trabalha com transparência, divulgando todas as suas demonstrações contábeis e financeiras para o interesse da sociedade, demonstrando assim sua prestação de contas. Observou-se uma variação considerável tanto no endividamento quanto nas arrecadações tributárias. Este estudo visa analisar o comportamento dos indicadores financeiros e das contas patrimoniais das prefeituras da região Carbonífera de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), onde se analisaram as demonstrações contábeis do período de 2013 a 2022 das prefeituras da região Carbonífera de SC. A análise desses indicadores demonstra a utilização de recursos, o controle de ativos e passivos, destacando a necessidade de análise e cuidado. Este trabalho fornece uma avaliação crucial da saúde financeira dos municípios, essencial para implementar políticas públicas eficientes e responsabilidade fiscal. Aprofundando o entendimento das capacidades e limitações financeiras municipais, a pesquisa ilumina o caminho para uma gestão pública mais estratégica e transparente. Além disso, ressalta a importância do monitoramento contínuo das finanças municipais, promovendo maior responsabilização e envolvimento cívico na gestão dos recursos públicos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10715
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Caetano Aurelio.pdfTCC399,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.