Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10713
Título: Livro didático e ensino de história: o holocausto em perspectiva
Autor(es): Silvano, Vitória Accordi
Orientador(es): Pistorello, Daniela
Co-orientador: Carvalho, Richarles Souza de
Palavras-chave: Livro Didático
Holocausto judeu (1939-1945)
Campos de Concentração
Programa Nacional do Livro Didático
Ensino fundamental
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os livros didáticos desempenham um importante papel no processo educacional brasileiro e por conta disso são os objetos deste estudo. O objetivo do artigo é problematizar as abordagens sobre o Holocausto em dois livros didáticos aprovados em 2020 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) destinados aos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Os principais referenciais teóricos adotados são autores da área como Ezequiel Theodoro da Silva e Circe Bittencourt. As fontes de pesquisa serão os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): “História - Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos Júnior, publicado pela editora FTD, e “História - Teláris” de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino, publicado pela editora Ática. A análise dos livros será pautada, metodologicamente, pela seleção e abordagens de conteúdos relativos o Holocausto à luz de critérios, propostos por Circe Bittencourt. De maneira geral, observa-se que tópicos importantes, como os campos de concentração, quando abordados, são tratados de maneira superficial e que não dão conta da complexidade necessária.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10713
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitória Accordi Silvano.pdfTCC1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.