Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10707
Título: Marinheiros em luta: narrativas sobre a revolta da chibata em livros didáticos
Autor(es): Silva, Joana Gomes da
Orientador(es): Zanellato, João Henrique
Palavras-chave: História – Livros didáticos
Revolta da chibata
Primeira república
Rio de Janeiro
Marinha do Brasil
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A forma violenta como foi sendo implementado o Regime Republicano no Brasil provocou muitas guerras, tensões e revoltas. As camadas populares excluídas no novo regime, sem direitos e exploradas ao máximo se revoltaram e patrocinaram resistências de vários tipos e nas várias regiões do Brasil ao longo de toda a Primeira República (1889 – 1930). A Revolta dos Marinheiros foi um evento durante a Primeira República no Brasil (1889-1930), marcado por conflitos decorrentes da implantação do Regime Republicano. As camadas populares, marginalizadas e exploradas, se insurgiram contra a falta de direitos. Essa revolta foi parte de uma série de resistências em diversas regiões do Brasil durante esse período. Assim, a pesquisa teve como objetivo: Analisar como a Revolta da Chibata foi/é apresentada nos livros didáticos de história (atuais) utilizados pelos professores de história das escolas públicas municipais e estaduais brasileiras. Foram escolhidos três livros didáticos para a analise que compõe o rol de livros didáticos indicados pela PNLD, programa nacional do livro didático, para as escolas públicas escolherem. Utilizamos como aporte teórico para a analise dos livros a metodologia proposta por Circe Bittencourt. Seguindo a proposta da autora foram analisadas: a) aspectos formais; b) Conteúdos históricos escolares; c) Conteúdos pedagógicos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10707
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joana Gomes da Silva.pdfTCC424,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.