Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10705
Título: História e cultura dos povos indígenas por meio da educação patrimonial: um estudo de caso no ensino fundamental no Território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminho Cânions do Sul
Autor(es): Serafim, Estéfani de Oliveira
Orientador(es): Campos, Juliano Bitencourt
Palavras-chave: Laklãnõ/Xokleng
Gravura
Ocupação humana
Lei 11.645/08
Jacinto Machado
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A história e cultura dos povos que habitavam a região do Extremo Sul Catarinense é uma temática pouco trabalhada em sala de aula, retendo-se apenas ao mês de abril, quando se comemora o “Dia do Índio”, algo que acredita-se de conhecimento geral, um termo errôneo, pois desta forma agrupa os diferentes povos em um único grupo, sendo o termo correto “Indígena”, mas claro, está não é a maior problemática a respeito destes grupos, outro ponto muito debatido é o apagamento que sofrem com relação a sua história e culturas nos espaços de ensino. O presente artigo tem como finalidade para além de um trabalho de conclusão de curso, demonstrar a importância da Educação Patrimonial, no trabalho aqui disposto falamos sobre a importância da Educação Patrimonial como ferramenta de ensino da história e cultura indígena na região do Extremo Sul Catarinense, como o patrimônio cultural pode e deve ser utilizado por professores em sala de aula, bem como realizar atividades práticas sobre a temática abordada. Quando trabalhado nas escolas por vezes de forma obrigatória devido a Lei nº 11.645/08 que obriga a inserção desta temática em sala de aula, alguns estereótipos são reproduzidos, sendo estes a partir do olhar colonizador, que se encontra enraizado na sociedade. Pressuposto a isso o presente artigo traz formas referencial para abordar a temática de forma diferente, delimitando a cidade de Jacinto Machado – SC território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos Cânions do Sul. Por meio da Educação Patrimonial, se tornou possível promover uma aula mais dinâmica a respeito dos grupos que viviam no território que hoje compreende a Jacinto Machado, grupo esse conhecido como Laklãnõ/Xokleng, na qual os alunos se encontram como integrantes da história, aproximando assim a sua realidade e atraindo seu interesse para as atividades realizadas. Como podemos observar no decorrer do trabalho, a partir da produção de gravuras Rupestres que referenciam esses grupos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10705
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.