Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10701
Título: Catumbi em terra de branco: resistência e africanidade na Santa Afro-Catarina
Autor(es): Müller, Willian
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Ancestralidade negra
Catumbi
Cacumbi
Patrimônio imaterial - Santa Catarina
Resistência
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este artigo objetiva historicizar os festejos do Catumbi de Itapocu localizado no município de Araquari, que é o primeiro Patrimônio Imaterial da população negra formalmente reconhecido pela legislação de proteção de Santa Catarina em 2018 por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Para tanto, temos a seguinte inquietação: Qual a importância do registro do Catumbi para a visibilidade da presença negra em Santa Catarina? Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, isto é, a partir da leitura de autores e pesquisas que fundamentaram esta escrita. Entre os autores pesquisados destaca-se Silva (2013); Oliveira (2019); Boaventura (1991) e Paiva (2021). Em um primeiro momento vamos abordar o conceito de patrimônio imaterial, em seguida faremos uma reflexão sobre os patrimônios tombados pela Fundação Catarinense de Cultura e na sequência refletiremos sobre a importância da abordagem do Catumbi para o cumprimento da Lei 11.645/08 na disciplina de História. Conclui-se que o registro do Catumbi de Itapocu contribui para reforçar a presença negra no estado de Santa Catarina como uma expressão de resistência e ancestralidade negra e deve ser abordada no ensino de História.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10701
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willian Müller.pdfTCC486,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.