Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10693
Título: A intervenção do serviço social perante os pacientes que necessitam de transplante renal
Autor(es): Silva, Alvacir Davina da
Orientador(es): Munari, Tamara Bellettini
Palavras-chave: Serviço social
Doença renal crônica
Insuficiência Renal Crônica
Pacientes renais
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obtenção do Grau de Bacharel em Serviço Social, no Curso de Serviço Social da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O propósito deste artigo é examinar a participação do profissional de serviço social no atendimento a pacientes com insuficiência renal crônica, destacando a relevância desses profissionais no tratamento e suporte a esses pacientes. Para isso, conduziu-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada em obras relevantes, artigos científicos e manuais pertinentes ao tema. Abordamos a patologia renal, enfocando a assistência nefrológica à saúde, seguida de uma análise sobre a integração da nefrologia como uma área de atuação para os profissionais de serviço social no contexto da prática em saúde. Os resultados da pesquisa evidenciam a essencialidade desses profissionais na unidade de hemodiálise, consolidando-a como uma área significativa para a atuação dos assistentes sociais. A contribuição do assistente social na equipe multiprofissional revela-se de suma importância para os pacientes com insuficiência renal crônica e suas famílias. Sua prática engloba intervenções, apoio e orientação quanto aos direitos e condições de saúde, promovendo a continuidade do tratamento e o bem-estar dos pacientes e de suas famílias.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10693
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (SSocial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alvacir Davina da Silva.pdfTCC663,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.