Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10690
Título: Fortalecimento dos vínculos familiares com idosos institucionalizados e seus familiares
Autor(es): Basciquett, Marta dos Reis Silva
Orientador(es): Munari, Tamara Bellettini
Palavras-chave: Idosos institucionalizados
Vínculos familiares
Afetividade
Descrição: Artigo apresentado ao Curso de Serviço Social para cumprimento parcial da disciplina de trabalho de conclusão de curso -TCC na Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Resumo: A população mundial vem envelhecendo há décadas, quando o aumento da expectativa de vida e as taxas de fecundidade começaram a alterar sua estrutura etária. Com isso crescem os desafios das famílias, não conseguindo suprir as necessidades de cuidados, recorrendo à institucionalização de seu familiar idoso. Esse estudo objetivou desenvolver ações coletivas e individuais com idosos e seus familiares para o exercício da cidadania e do direito à vida com saúde emocional, autonomia e pertencimento ao grupo familiar. Como resultados foi percebido que os idosos institucionalizados recebem suas visitas com alguma frequência, porém nem todos. No que tange aos familiares, foi percebido que a estratégia das palestras sobre afetividade e violência contra idosos, estabeleceram resgate de vínculos com seus idosos. Com isso concluindo que os idosos neste estudo, não estão abandonados na ILPI, a maioria considera o local como seu próprio lar; e mesmo com o baixo engajamento daqueles que compareceram.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10690
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (SSocial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta dos Reis.pdfTCC162,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.