Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10682
Título: A construção do processo de alfabetização: a teoria e a prática dos professores na rede municipal de Morro da Fumaça
Autor(es): Maragno, Andresa
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Alfabetização
Apropriação
Ensino-aprendizagem
Conhecimento
Escrita
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O processo de alfabetização, na primeira série do ensino fundamental, tem sido objeto de inúmeras pesquisas, reflexões e intervenções na busca de sua compreensão e melhoria. Buscamos neste estudo, conhecer as principais mudanças ocorridas nas propostas de alfabetização no município de Morro da Fumaça- SC, nos seus aspectos teóricos e práticos. Neste sentido foi desenvolvida uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para apreender as manifestações das professoras envolvidas, utilizou-se como suporte instrumental na coleta de dados, um questionário aplicado a oito alfabetizadoras que atuam na primeira série. O objetivo foi identificar e analisar as teorias, os autores, a compreensão e as ações desenvolvidas pelas docentes que trabalharam e trabalham na alfabetização. Desta forma traçar um paralelo entre o que se diz e o que se faz acerca do tema. Constatamos que as professoras não têm a clareza necessária sobre a concepção de aprendizagem que utilizam, pois adotam uma mistura de princípios de várias abordagens teóricas. Esta atitude de certa forma, dificulta a melhoria e a qualidade do processo de alfabetização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10682
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.