Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10681
Título: Uma análise cientométrica dos insetos como fontes proteicas e o potencial do uso de palha de arroz para produção de Black Soldier Fly para a intensificação produtiva sustentável
Autor(es): Olsson, Igor Martello
Orientador(es): Watanabe, Melissa
Co-orientador: Fabris, Thiago Rocha
Palavras-chave: Insetos – Alimentação e rações
Nutrição animal
Proteína
Animais - Alimentos
Palha de arroz
Black Soldier Fly
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo: A produção de insetos para alimentação é uma questão central para a capacidade futura de contribuir para a resiliência nas cadeias produtivas agropecuárias de forma que estas consigam suprir a demanda de uma população mundial crescente. Essa discussão permeia o ambiente científico e mercadológico, partindo de questões terminológicas e culminando naquelas de caráter técnico-aplicadas. Assim, com o objetivo primário de delinear as categorias terminológicas associadas às fontes de proteína de insetos, foi conduzida uma revisão bibliométrica sistemática. Esta análise focou na uniformidade do uso de termos por autores em publicações científicas indexadas na Web of Science e Scopus no período de 1993 a 2023. A pesquisa revelou que termos, nomeadamente "Fonte de Proteína Tradicional" e "Fonte de Proteína Convencional," são frequentemente usados de maneira intercambiável, o que pode levar a potenciais equívocos. Tal confluência pode inadvertidamente estabelecer expectativas sobre a importância histórico- cultural de fontes proteicas específicas. Ainda, lançou luz sobre os temas centrais associados ao tópico, destacando lacunas existentes no conhecimento. Essas lacunas ofereceram oportunidades que poderiam enriquecer os alicerces teórico-metodológicos da seção subsequente da pesquisa. A pesquisa também buscou estimar o potencial de produção de produtos da Black Soldier Fly na região sul de Santa Catarina, utilizando métricas de volumes de produção de arroz e o resíduo agrícola resultante. Para tanto, o subproduto específico, neste caso a palha de arroz, foi quantificado, seus volumes foram avaliados e as taxas de conversão de palha para produtos da Black Soldier Fly foram calculadas. As descobertas sublinharam que uma parcela substancial do produto convertido é apta para utilização como fertilizante, com um nominal 0,19% do volume de palha sendo transformado em biomassa da Black Soldier Fly. É importante notar que os incrementos de produtividade projetados por unidade de terra (hectare) poderiam justificar essa abordagem.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10681
Aparece nas coleções:Tese (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTese3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.