Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10679
Título: A influência das conexões políticas no desempenho de empresas controversas: análise sob a ótica das estratégias de não mercado e da dependência de recursos
Autor(es): Westrup, Mário Nazzari
Orientador(es): Camilo, Sílvio Parodi Oliveira
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa
Teoria da dependência de recursos
Não- mercado
Atividade política corporativa
Descrição: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar, sob a ótica da teoria da dependência de recursos (TDR), a influência das conexões políticas no desempenho de empresas controversas nos âmbitos ambiental, social e de governança (ASG) ou pertencentes a setores controversos, listadas na B3, no período de 2010 a 2022. Em condições de mercado voláteis e um ambiente institucional fraco é necessário compreender as combinações de estratégias de não mercado no desempenho das organizações. No campo bibliográfico, esta pesquisa revisa e procura integrar concepções teóricas concernentes as estratégias de não mercado (ENM), atividade corporativa política (ACP) e responsabilidade social corporativa (RSC). Com o propósito de investigar essas relações, com o apoio da literatura, foram derivadas e formuladas hipóteses. A centralidade da proposta está na exploração, mediante o emprego de testes estatísticos, da função moderadora das Conexões Políticas no efeito negativo gerado pelas controvérsias ASG no desempenho das empresas. O estudo identificou que conexões políticas são uma variável importante a ser considerada ao analisar o desempenho das empresas em setores controversos, bem como o impacto direto das controvérsias ASG sobre o desempenho destas empresas. Além disso, a moderação positiva que as conexões políticas realizam no efeito das controvérsias ASG sobre o desempenho indica que empresas mais bem conectadas utilizam suas conexões como efeito moderador de controvérsias. Estudos empíricos, analisando conexões políticas e integrando elementos da responsabilidade social corporativa acerca de desempenho, podem indicar novas formas de influência no ambiente das organizações, cujos resultados podem ser extrapolados para empresas inseridas em setores controversos e/ou com fatos controversos em todas as regiões, considerando o contexto institucional brasileiro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10679
Aparece nas coleções:Tese (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfDissertação3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.