Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10673
Título: Guia de gestão organizativo-educacional do centro de simulação realística de um hospital ensino do sul catarinense
Autor(es): Barbosa, Valcirene da Silva
Orientador(es): Soratto, Jacks
Palavras-chave: Segurança do paciente
Treinamento por simulação
Simulação de paciente
Educação em saúde
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional), da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Saúde Coletiva.
Resumo: Introdução: A temática da educação de qualidade e formação continuada em saúde segue sendo um desafio para a maioria das instituições de ensino. O cenário atual necessita de profissionais tecnicamente preparados e emocionalmente seguros. A simulação realística aplicada no ensino em saúde tem sido incorporada em inúmeras instituições de ensino como técnica validada. Objetivo: construir um Regimento Interno para a o Centro de Simulação contendo normas regulatórias e um guia de orientações didático-instrucional referente ao planejamento pedagógico, organização e realização de aulas simuladas. Métodos: o cenário para essa construção foram as dependências do Hospital Ensino, inicialmente com as escutas singulares e na sequência rodas de conversas com a equipe de trabalho para conhecimento da técnica da simulação aplicada no ensino em saúde. A troca de experiência com ênfase a segurança do paciente foi a partir das vivências pessoais ou experiências de outros, cujo impacto tenha feito surgir questionamentos como desconforto ou sofrimentos causados por falhas humanas evitáveis. A temática foi discutida através de exposição seguida por questionamentos dirigidos com a utilização de vinhetas e referenciais teóricos como apoio para motivar a participação da equipe. Foram realizados três momentos para observação de atividades de ensino em saúde com médicos residentes, onde foram aplicadas as técnicas da simulação realística para suporte básico de vida e suporte avançado de trauma. Resultados: como resultado complementar estruturou-se a criação de dois (02) produtos: Regimento interno que normatiza a organização, as funções e as atividades educativas do Centro de Simulação de um hospital ensino do sul catarinense. O outro produto é um material didático-instrucional que contempla informações conceituais discorrendo sobre as origens da simulação com destaque de alguns movimentos na história da simulação em saúde. Apresenta de forma sucinta as características da simulação seus conceitos, princípios, propósitos e tendências, tipologias, aspectos das metodologias ativas, e as principais etapas para planejamento de cenários simulados. Considerações finais: A criação dos produtos possui potencial capaz de contribuir no planejamento e execução dos projetos pedagógicos com a finalidade de qualificar o ensino em saúde, como consequente melhoria no processo de trabalho e fortalecimento da integralidade do cuidado em saúde.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10673
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCSCol)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valcirene da Silva Barbosa.pdfDissertação6,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.