Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10667
Título: Análise simbólica da lei Maria da Penha como fator de proteção psíquica em mulheres em situação de violência
Autor(es): Silva, Nathalia Martins
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Direito das mulheres
Direitos Humanos
Violência de gênero
Violência doméstica
Medida protetiva
Psicologia feminina
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: A violência doméstica é uma das consequências da desigualdade de gênero, podendo acarretar diversos danos, principalmente no campo psicológico das mulheres que foram vítimas desta forma de violação dos direitos humanos. Para combater esta forma de violência o Brasil, com a criação da Lei Maria da Penha, que se tornou um marco no país e ganhou notoriedade em todo o mundo, gerou estratégias em vários níveis de atuação, visando coibir a violência doméstica bem como a própria violência de gênero. As experiências dos estágios durante a formação acadêmica possibilitaram uma visão ampliada acerca da necessidade de compreensão da Lei Maria da Penha para além dos fatores puramente constitucionais. No decorrer da análise simbólica vai-se compreendendo como a lei pode ser introduzida como um fator de proteção psíquica para as mulheres que enfrentam a situação de violência doméstica. O trabalho de conclusão de curso se deu por meio da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, através de uma abordagem qualitativa que possibilitou a compreensão dos fatores psicológicos que vão intervindo no decorrer da análise da lei. Ao final do trabalho serão propostas estratégias de intervenção para o psicólogo, bem como toda equipe multiprofissional, que atua nos Centros de Referência da Mulher.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10667
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalia Martins da Silva.pdfTCC422,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.