Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10664
Título: A integração de técnicas de mindfulness na terapia cognitivo-comportamental L para o tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes
Autor(es): Guimarães, Euardo Ferreira
Orientador(es): Simon, Carla Sasso
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção - Tratamento
Mindfulness
Terapia Cognitivo-Comportamental
Crianças
Adolescentes
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado pela presença persistente de sintomas como falta de atenção, desorganização, impulsividade e hiperatividade. Esses sintomas devem ocorrer em pelo menos dois contextos diferentes e afetar significativamente o funcionamento social e o desenvolvimento do indivíduo para que o diagnóstico de TDAH seja feito. Crianças com TDAH podem apresentar comportamentos impulsivos, como responder antes que as perguntas sejam concluídas, e dificuldades em seguir regras e esperar sua vez em brinquedos e jogos. Esses sintomas podem interferir nas interações sociais com outras crianças, gerando tumultos e dificuldades em estabelecer relacionamentos adequados. A Terapia Cognitivo Comportamental se baseia no Modelo Cognitivo, enfatizando que a forma como interpretamos as situações está mais relacionada com nossas reações emocionais, comportamentais e fisiológicas do que a própria situação em si. Essa abordagem terapêutica integra conceitos e técnicas cognitivas e comportamentais, sendo eficaz no tratamento de uma variedade de problemas psiquiátricos, como transtornos de ansiedade, depressão e distúrbios alimentares. A terapia cognitiva desenvolvida por Beck enfoca a influência dos pensamentos automáticos na emoção e no comportamento, visando identificar e modificar os pensamentos disfuncionais que contribuem para a manutenção dos sintomas psicológicos. A qualidade da nossa consciência é uma preocupação central em diversas tradições filosóficas, espirituais e psicológicas, pois está relacionada ao nosso bem-estar. A prática da atenção plena, conhecida como mindfulness, pode ajudar as pessoas a se desvencilharem de pensamentos automáticos, hábitos e padrões de comportamento prejudiciais. Isso desempenha um papel fundamental na regulação comportamental informada e autônoma, que está associada ao aprimoramento do bem-estar. A meditação mindfulness, com mais de dois mil anos de história, tem suas raízes nas tradições budistas e envolve cultivar uma consciência experiencial do momento presente. A prática de mindfulness tem sido integrada em intervenções contemporâneas para tratar uma variedade de condições de saúde mental, como ansiedade e outros transtornos de internalização. A prática de mindfulness pode ser dividida em prática formal, que envolve períodos dedicados à introspecção e meditação, e prática informal, que refere-se à aplicação da atenção plena nas atividades diárias, como comer, escovar os dentes, caminhar, entre outras. Essa integração entre sabedoria antiga e práticas modernas destaca o potencial contínuo e a relevância do mindfulness no cuidado da saúde mental.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10664
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Ferreira Guimarães.pdfTCC387,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.