Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10663
Título: Transações e família: uma análise de história de vida de pessoas trans a partir dos estados de ego e transações da análise transacional
Autor(es): Ronchi, Djonata da Silva
Orientador(es): Moreira, Janine
Palavras-chave: Afeto
Família
Pessoas transgênero
Análise Transacional
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: A compreensão das experiências vivenciadas por pessoas Trans se faz necessária para redução dos estigmas reproduzidos pela sociedade. Por muito tempo a transexualidade foi relacionada à doença, a medicina e outras áreas da saúde vieram a patologizar pessoas transgêneros e travestis, marginalizando suas vidas e culpabilizando-as. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o processo de subjetivação de duas pessoas Trans, buscou a exploração de questões que rodeiam suas vivências nas relações familiares a partir dos saberes da Psicologia, em específico da Análise Transacional (AT), teoria que foi usada para compreender os estados de ego e as transações no núcleo familiar de pessoas Trans, apresentando os impactos positivos e negativos destas transações nas vidas destas pessoas. Por meio da história de vida de duas pessoas Trans, a pesquisa compreendeu quais as implicações dos afetos na família como forma de prevenção à vulnerabilidade social. Destacando quem são essas pessoas que vivem de forma invisível para a sociedade, lançando luz às suas vivências e subjetividades, proporcionou conhecimento que veio somar para o enfrentamento de preconceitos que afetam estas pessoas em nossa sociedade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10663
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Djonata da Silva Ronchi.pdfTCC346,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.