Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10661
Título: Metodologias de interação e comunicação para crianças com TEA
Autor(es): Romero, Andrea Veronica Morales
Orientador(es): Sais, Elenice de Freitas
Palavras-chave: Autismo
Transtorno do espectro autista
Desenvovimento
Metodologias
Aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: A presente pesquisa bibliográfica de cunho narrativa objetiva compreender a efetividade das metodologias de aprendizagem, desenvolvimento da interação e comunicação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por alterações nas habilidades de interação social, dificuldades de comunicação e comportamentos repetitivos. Este transtorno invasivo do desenvolvimento envolve graves dificuldades nas habilidades sociais e comunicativas, além de comportamentos e interesses limitados e repetitivos. No processo de aprendizagem de crianças com TEA, educadores devem reconhecer as dificuldades em lidar com conteúdos abstratos. Eles devem adaptar os materiais, tornando-os mais concretos, e utilizar recursos não verbais e lúdicos para despertar o interesse e a atenção desses alunos. É crucial estar atento às necessidades individuais e oferecer atividades mais tangíveis para auxiliar no aprendizado. Como resultados mais citados podemos apontar: o impacto positivo e crescente da integração das tecnologias digitais, através de softwares para estímulo ao desenvolvimento e aprendizagem, a metodologia da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e também da utilização de História Social como estratégias eficazes na educação de alunos com autismo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10661
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea Veronica Morales Romero.pdfTCC284,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.