Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10659
Título: Qual a importância da calculadora para a aprendizagem de matemática para um grupo de alunos de uma turma do terceiro ano noturno do Ensino Médio
Autor(es): Silva, Patrick Freitas
Orientador(es): Uggioni, Edison
Palavras-chave: Calculadora
Métodos de estudo na matemática
Concepções de aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Licenciado no Curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Atualmente, ainda existem muitos professores de matemática que restringem o uso da calculadora nas salas de aula, por acreditarem numa possível dependência ou preocupação na compreensão de conceitos fundamentais. Entretanto, a calculadora pode desempenhar um papel significativo na aprendizagem matemática, desde que seja direcionada de maneira proporcional no currículo. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise aprofundada das concepções estudantis em relação à importância da calculadora como instrumento didático na disciplina de matemática. Dessa forma, através do questionário aplicado a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública, foi possível avaliar as percepções que os entrevistados tinham a respeito desse acessório no contexto escolar, bem como defenderem o seu posicionamento. Os resultados indicam que os estudantes compreendem a relevância da calculadora para a aquisição de conhecimentos matemáticos, apesar de alguns ainda terem uma opinião equivocada sobre o tema.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10659
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (MAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrick Freitas Silva.pdfTCC368,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.