Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10658
Título: Situações desencadeadoras de aprendizagem para o estudo do conceito de volume de paralelepípedos reto-retângulos associadas ao Geogebra 3D
Autor(es): Zaccaron, Sabrina Elias
Orientador(es): Búrigo, Lucas Sid Moneretto
Palavras-chave: Geometria
Teoria Histórico-Cultural
Ensino médio
Smartphone
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Licenciado no Curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O uso inadequado de smartphones nas escolas tem prejudicado o progresso educacional dos estudantes brasileiros. Entretando, o uso apropriado desses dispositivos pode promover a investigação e o desenvolvimento do pensamento matemático. No campo do ensino da Matemática, destacam-se softwares educacionais, como o GeoGebra 3D, que permitem a criação, visualização e interação com figuras geométricas. Nesse sentido, propõe-se a elaboração de situações desencadeadoras de aprendizagem (SDA) para o conceito de volume do paralelepípedo reto-retângulo no Ensino Médio, seguindo as diretrizes do Currículo Base do Ensino Médio de Santa Catarina. O presente estudo é fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, que enfatiza a inclusão de todos os estudantes no processo de apropriação do conhecimento científico. O problema de pesquisa é: Quais as contribuições do uso do GeoGebra 3D em situações desencadeadoras de aprendizagem para o ensino do conceito de volume do paralelepípedo reto retângulo? O objetivo consiste em analisar as contribuições do uso do GeoGebra 3D em situações desencadeadoras de aprendizagem. Para isso, foram elaboradas quatro SDA. Conclui-se que é viável relacionar o GeoGebra 3D à criação de SDA ao ensino do conceito de volume do paralelepípedo reto-retângulos. Isso ocorreu por meio da medição digital, utilizando o experimento com objetos no software. Além disso, o GeoGebra 3D permitiu a visualização geométrica e a verificação dos resultados para as respostas aos problemas desencadeadores.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10658
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (MAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.