Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10656
Título: O conceito de fração: aproximações e distanciamentos entre o currículo base do território catarinense e um livro didático
Autor(es): Schmachtenberg, Mateus
Orientador(es): Cardoso, Eloir Fátima Mondardo
Palavras-chave: Matemática
Fração
Currículo Base do Território Catarinense
Livro didático
Ensino
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Licenciado no Curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O Currículo Base do Território Catarinense (CBTC) é o documento que fornece as orientações metodológicas para a prática pedagógica dos professores que atuam nas redes de ensino pública e particular. Porém, a maioria dos livros didáticos, utilizados pelos professores, apresentam a organização do ensino de matemática contrário aos pressupostos desse documento. Diante disso, essa pesquisa busca analisar se há aproximações e/ou distanciamentos entre o documento do estado de Santa Catarina e o livro didático Teláris Matemático, para o sexto ano do Ensino Fundamental, em relação ao conceito de fração. Para a análise, além desses documentos, recorremos a alguns autores que são referências da Teoria Histórico-Cultural tais como: Damazio et al. (2022), Freitas (2016) e Ilienkov (2007). Constatamos que a aproximação do livro didático com o CBTC se limita aos objetos do conhecimento do conceito em estudo. Com relação ao modo de organizar o ensino percebemos mais distanciamentos do que aproximações. O livro didático, apesar de apresentar na introdução do conceito uma imagem que remete a ideia de comparação entre grandezas, se limita as apropriações empíricas do conceito. O CBTC traz situações que envolvem o processo de medição de grandezas que remetem a necessidade da subdivisão da unidade de medida, quando ela não cabe inteiras vezes. Nesta perspectiva, a prioridade é o desenvolvimento do pensamento teórico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10656
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (MAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.