Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10655
Título: Pensamento empírico e teórico: uma análise de produções da feira regional de matemática da região carbonífera(2022)
Autor(es): Padilha, Leonay Camargo
Orientador(es): Silva, Alex Sander da
Palavras-chave: Matemática
Educação
Organização do ensino
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Licenciado no Curso de Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O estudo conduzido teve como foco a investigação do tipo pensamento desenvolvido nos trabalhos apresentados por escolas da região de Criciúma durante a Feira Regional de Matemática da região carbonífera de Santa Catarina em 2022. Essa análise se mostrou relevante, uma vez que as diretrizes educacionais da região orientam o desenvolvimento do conhecimento teórico em Matemática. No total, foram examinados de forma detalhada dois dos trabalhos , abrangendo diferentes níveis educacionais. Foi observado que muitos deles não estavam em conformidade com as normas de formatação estabelecidas pela instituição responsável, o que dificultou a compreensão de suas contribuições. Em relação ao conteúdo, a maioria dos trabalhos apresentou traços do desenvolvimento do pensamento empírico quanto do pensamento teórico, embora tivessem afinidade predominante pelo pensamento empírico. Essas abordagens empíricas enfatizaram a aplicação prática de conceitos matemáticos, muitas vezes em detrimento de uma exploração teórica mais profunda.Os resultados indicaram claramente a necessidade de desenvolver estratégias pedagógicas que promovam um entendimento profundo e crítico dos conceitos matemáticos, encorajando os professores a explorar além da mera aplicação superficial e a construir uma base sólida de conhecimento teórico. Além disso, a pesquisa apontou para a importância de os educadores refletirem sobre como o conhecimento é construído e implementado no contexto educacional, visando enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10655
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (MAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.