Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10652
Título: Efeito de diferentes envelhecimentos não isotérmicos nas propriedades mecânicas e corrosivas da liga de alumínio AA6063 extrudada
Autor(es): Sardá, Vinícius Heitor
Orientador(es): Junca, Eduardo
Palavras-chave: Ligas de alumínio – Propriedades mecânicas
Ligas de alumínio – Tratamento térmico
Ligas de alumínio – Corrosão
Descrição: Dissertação de Mestrado – DM, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais para à obtenção do título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.
Resumo: O alumínio extrudado é utilizado na fabricação de esquadrias, trocadores de calor, placas solares, entre outros. Em praticamente todas as suas aplicações o alumínio é utilizado ligado com outros elementos a fim de que a liga adquira propriedades específicas. A liga AA6063 tem como seus elementos principais ferro, magnésio e silício. Para aumentar a resistência da liga, um tratamento térmico de envelhecimento é realizado. Normalmente, esse envelhecimento é isotérmico, possuindo temperaturas próximas de 170 °C e tempos entre 3 e 8 horas. O crescente aumento da utilização das ligas da série AA6XXX em aplicações de engenharia mais complexas torna relevante o estudo das propriedades dessas ligas. Neste sentido, tratamentos não isotérmicos vêm sendo estudados visando obter melhores propriedades. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estudar o efeito de diferentes envelhecimentos não isotérmicos nas propriedades mecânicas e na evolução da corrosão da liga AA6063. Para realizar essas análises, foram conduzidos quatro envelhecimentos não isotérmicos em 120 corpos de prova da liga AA6063 já usinados para ensaio de tração. Após os envelhecimentos, os mesmos foram expostos ao ensaio de névoa salina por tempos entre 0 e 72 h. Para verificação do LRT (limite de resistência à tração) e LE (limite de escoamento) os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de tração. As caracterizações dos mesmos foram realizadas com microscopia óptica e eletrônica de varredura. Verificou-se, dentre os tratamentos não isotérmicos, que os maiores resultados de LRT foram obtidos pelos tratamentos TNI-70, 190,6 MPa, (200 °C por 1 h e 250 °C por 10 min) e TNI-1500, 192,6 MPa (175 °C por 1 h e 65 °C por 24 h). Esses resultados foram atribuídos à precipitação da fase β″. O tratamento mais longo (TNI-1500) resultou na maior resistência à corrosão dentre os tratamentos não isotérmicos, demonstrando que quando os precipitados continuam crescendo na matriz por mais tempo a resistência à corrosão é melhorada. Por fim, verificou-se que a névoa salina até 72 h não impacta nas propriedades mecânicas do alumínio.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10652
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinícius Heitor Sardá.pdfDissertação2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.