Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10648
Título: Desenvolvimento de pasta condutiva com adição de grafite e pó de ferro
Autor(es): Mendes, João Roberto
Orientador(es): Bernardin, Adriano Michael
Palavras-chave: Pasta de cimento
Cimento portland
Resistência à compressão
Resistividade elétrica
Concreto – Propriedades elétricas
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.
Resumo: O emprego de materiais para melhorar ou criar novos produtos finais é cada vez mais comum. Na construção civil, existe uma busca constante por produtos inovadores, que possam melhorar o desempenho e a qualidade dos produtos e que sejam comercialmente viáveis, o que é de suma importância para todo o setor. Os problemas com a remoção do gelo nas rodovias, o alto custo com o aquecimento térmico de ambientes e sua estrutura, e os constantes problemas de ruptura no concreto de postes devido a descargas atmosféricas, mostra a necessidade de revestimentos cimentícios com propriedades específicas. O concreto, em sua formulação, tem propriedades resistivas à passagem da corrente elétrica, devido sua composição apresentar cerca de 60 a 70% de agregados, que têm características resistivas. Para se obter um material com boa condutividade elétrica é preciso estudar inicialmente a pasta de cimento, seguindo para a argamassa, e consequentemente seu produto, o concreto. Este trabalho teve como objetivo estudar a condutividade da pasta de cimento, utilizando os cimentos CPIV e CPV, com adição de grafite e pó de ferro com a finalidade de diminuir sua resistência elétrica. Para tanto, foi utilizado um planejamento fatorial 2k tendo como fatores o tipo de cimento (CPIV e CPV), a adição de grafite (5% referente a massa de cimento) e a adição de pó de ferro (5% referente a massa de cimento), resultando em 9 formulações (com 1 ponto central). As pastas foram formuladas com uma razão A/C = 0,45 seguindo o mesmo procedimento de mistura. Foram preparados 3 corpos-de-prova cilíndricos para cada formulação com 25 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro. Aos 28 dias de cura, as amostras foram ensaiadas para determinar sua resistência à compressão axial e resistividade elétrica. Referente à resistência à compressão axial, os melhores resultados foram referente a formulação da pasta com cimento CPV + 5% de grafite, e com relação ao ensaio de resistividade elétrica, os melhores resultados foram referente a formulação da pasta com cimento CPV + 5% de pó de ferro. Como sugestão de trabalhos futuros, as melhores formulações devem ser utilizadas para elaboração da argamassa e concreto, para que se possa desenvolver o concreto condutivo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10648
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Roberto Mendes.pdfDissertação1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.