Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10647
Título: Influência da espessura das placas cerâmicas na resistência de sistemas de pisos elevados
Autor(es): Pasini, Djeisa
Orientador(es): Angioletto, Elidio
Co-orientador: Antunes, Elaine G. P.
Palavras-chave: Piso elevado
Porcelanato – Resistência de materiais
Porcelanato – Propriedades mecânicas
Deformações e tensões
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais.
Resumo: Os sistemas de piso elevado possuem sua principal utilização em ambientes comerciais, com isso diversos tipos de materiais vêm sendo empregados para compor o sistema, dentre estes, o porcelanato. Algumas características, como a espessura do material, podem influenciar diretamente no desempenho dos sistemas de piso elevado e causar a inaptidão de uso no sistema. No entanto, estudos de pesquisa com foco no desempenho de sistemas de piso elevado com uso de cerâmica como camada de acabamento, em função da resistência a cargas e deformações suportadas, não foram realizados extensivamente. Desta forma, o principal objetivo deste estudo foi a analisar a influência da espessura das placas de porcelanato na resistência dos sistemas de piso elevado, por meio da resistência mecânica e das deformações ocasionadas em função da força aplicada em diferentes pontos no sistema. Os testes consistiram na caracterização das placas de porcelanato, por meio da determinação da carga de ruptura, módulo de resistência à flexão, absorção de água, coeficiente de restituição e na caracterização dos protótipos do sistema de piso elevado, por meio da determinação da resistência do impacto de corpo duro, corpo mole e de carga concentrada. A análise dos resultados foi realizada estatisticamente pela ferramenta ANOVA do software Statistic, por meio da avaliação da tensão máxima e deformação suportados pelo sistema e do coeficiente de restituição e fator de amortecimento de impacto, além da análise qualitativa do sistema após tais procedimentos. Os resultados da análise estatística indicam que a configuração dos pedestais utilizados no sistema de piso elevado é adequada para garantir a homogeneidade da resistência, com um p-valor de 0,84 e R² de 91,30%, então pode-se afirmar que configuração dos pedestais não influenciou nos valores de resistência do sistema de piso elevado. Além disso, é possível afirmar, com um nível de confiança de 95%, que a espessura das placas cerâmicas influencia diretamente na carga máxima suportada pelo sistema, uma vez que o p-valor foi de 0,011 e o R² de 91,30%. A tensão de ruptura do sistema de piso elevado foi correspondente com a resistência das placas cerâmicas isoladas, os resultados médios de carga de ruptura para espessura de 12 mm foram de 3.759,9 N, para espessura de 16 mm foram de 7.04,7 N e para espessura de 20 mm foram de 12.268,4 N. Dessa forma, o presente trabalho teve uma grande contribuição para o setor de construção civil, visto que através do mesmo foi possível determinar a influência da espessura dos porcelanatos nos sistemas de piso elevado, além de fornecer indicadores que mostram a necessidade de criação de norma brasileira específica para sistemas de piso elevado, com aplicação de materiais cerâmicos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10647
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCEM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Djeisa Pasini.pdfDissertação4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.