Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10634
Título: A gestão como gesto: possíveis rotas para o sensível na gestão educacional
Autor(es): Silva, Francine Nazário da
Orientador(es): Mueller, Rafael Rodrigo
Palavras-chave: Escolas – Organização e administração
Gestos na arte
Técnica
Política
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: A presente pesquisa visa dialogar com conceitos importantes e apresentar novos para a gestão educacional, bem como pensar em seu aspecto terminológico. A política, a técnica e o sensível surgem como formas de ressignificar o olhar para o gesto da gestão em espaços de ensino, a fim de flertar com a arte como possibilidade de sensibilização do olhar da gestão educacional. Apresento o gesto como um conceito caro para a arte e a relaciono com a gestão por meio da sua raiz etimológica. A partir disso, questiono: de que forma ressignificar o gesto com relação aos processos e procedimentos da gestão educacional? Objetivo, assim, analisar possibilidades de ressignificar os processos e procedimentos da gestão educacional a partir do gesto. Para isso, faz-se necessário, enquanto objetivos específicos, identificar, nas produções científicas, conceitos de técnica e política que se aproximem da gestão educacional; analisar o conceito de gestão educacional a partir das principais referências no Brasil; e refletir, a partir da etimologia da gestão, sobre o gesto como conceito vinculado ao campo da arte. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, mesmo que parta das minhas experiências com os espaços de ensino e minhas relações com gestão de instituições de ensino. Busco, por meio de Rosana Paulino, Grada Kilomba, Kamilla Nunes, Aline Natureza, Lygia Clark, Miriam Celeste Martins, Gisa Picosque, Heloisa Lück e outras autoras, autores e artistas, possíveis diálogos, a fim de propor rotas e ressignificar olhares a partir dos conceitos e possibilidades apresentadas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2023
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10634
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francine Nazario da Silva.pdfDissertação3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.