Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10633
Título: Sistemas de governança em núcleos de inovação tecnológica: uma proposta para Núcleos da Rede Catarinense de NITs a partir da ótica das hélices
Autor(es): Machado, Tamiris Viana
Orientador(es): Watanabe, Melissa
Co-orientador: Picolo, Jaime Dagostim
Palavras-chave: Núcleos de Inovação Tecnológica
Governança e processos
Rede Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo: Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do Brasil apresentam uma governança diferenciada por estarem presentes nas Instituições de Ciência e Tecnologia, e na maioria das vezes vinculada às Instituições de Educação Superior (IES). Dada a importância da inovação para o crescimento e desenvolvimento da economia, é relevante verificar formatos de governança a fim de otimizar o trabalho dos NITs. A partir da Chamada Pública da FAPESC - Edital nº. 14/2019 que propôs fomentar a implementação, manutenção e consolidação de NITs e da Rede Catarinense de NITs pelas ICTs Catarinenses. Desse modo, vinculado ao edital, esse trabalho objetiva propor sistemas e processos de governança para núcleos da Rede Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica. Para tanto recorreu-se a abordagem qualitativa e como procedimentos adotou-se a investigação documental e aplicação de questionário estruturado, no qual buscou-se caracterizar os NITs e seus processos. Como resultado da pesquisa apresentou-se uma proposta com sistemas e processos de governança para núcleos da Rede Catarinense de Núcleos de Inovação Tecnológica com vistas a ampliar os resultados dos núcleos de transferência de tecnologia. Alguns resultados que ficaram evidentes durante a pesquisa foi em relação a dificuldade para atrair e reter profissionais qualificados e o relacionamento baseado no modelo da tríplice hélice. Contudo percebe-se que a governança em NITs possui especificidades em seus processos que se forem bem geridas elevam o sucesso da organização.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10633
Aparece nas coleções:Tese (PPGDS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfDissertação3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.