Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10625
Título: O impacto da reprovação escolar no processo ensino-aprendizagem: o que pensam professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Uggioni, Adriana de Barros
Orientador(es): Cruz, Vera Maria Silvestri
Palavras-chave: Avaliação
Classes populares
Fracasso escolar
Processo ensino-aprendizagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O interesse pelo estudo sobre o impacto que a reprovação escolar causa no processo ensino aprendizagem, deve-se às interrogações e inquietações que ao longo de nossa trajetória enquanto educadoras levantamos em nossa prática pedagógica. Sabemos que a reprovação é um paradigma muito forte em nossa sociedade. O objetivo deste estudo é analisar as consequências que esta medida traz aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental e perceber se a mesma contribui ou não para o processo ensino aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário, aplicado a 10 professores e 14 alunos da rede municipal de Criciúma, contendo questões objetivas e subjetivas. Buscamos interpretar os dados definindo categorias de análise e registro das respostas. Em seguida, analisamos os dados pesquisados à luz do referencial teórico. Concluímos que a concepção de aprendizagem adotada nas escolas é a histórico- cultural, mas os professores não a consideram ideal para mudar o fracasso escolar, percebe-se que não há sintonia entre a teoria adotada nas escolas e a prática dos professores Eles conceituam o fracasso escolar como desvantagem sócio - econômica, falta de incentivo da família atribuindo a responsabilidade à mesma, assim como à escola e à comunidade, isentando-se do processo. Os professores relatam que os alunos reprovados não apresentam melhora no processo ensino aprendizagem o que vem ao encontro do que os alunos relatam. Não adotam a linha de avaliação, preconizada na abordagem histórico cultural, nem utilizam atividades diferenciadas para os alunos reprovados, o que respalda as afirmações dos alunos sobre o assunto. A recuperação paralela acontece uma vez por semana ou de quinze em quinze dias fora da sala de aula. As metodologias adotadas não estão sendo eficientes para acabar com as dificuldades dos alunos. Podemos perceber que o sentimento do aluno em relação à reprovação é de baixa auto - estima.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10625
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.