Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10624
Título: Os erros ortográficos nas produções textuais de alunos da 2ª série do ensino fundamental da rede municipal de Criciúma
Autor(es): Fidélis, Vera Lúcia
Orientador(es): Cardoso, Maria Ivonete Jeremias
Palavras-chave: Escrita
Produção textual
Avaliação
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A produção textual é uma das maiores preocupações do professor, justamente porque os educandos muitas vezes não conseguem traduzir com clareza os seus escritos. Os erros ortográficos tem sido um problema devido ao excesso dos mesmos em produções escritas. Esta pesquisa foi feita com segundas séries do ensino fundamental da rede municipal de Criciúma. Para responder as indagações sobre como tratar o erro ortográfico utilizaram-se os autores Cagliari (2000), Hoffmann (1991), Riche e Haddad (1991), Celso dos Santos Vasconcelos (1998), entre outros. O problema desta pesquisa é como os professores trabalham os erros ortográficos na produção de textos na segunda série do ensino fundamental. O objetivo é detectar erros ortográficos nas segundas séries do ensino fundamental, de acordo com as teorias dos "erros" de Cagliari (2000). As questões norteadoras foram: os erros ortográficos aparecem nas produções textuais? Como é feita a correção desses erros? Quais dificuldades o professor encontra ao trabalhar os erros ortográficos? A pesquisa é qualitativa e fenomenológica, por sua vez descritiva no primeiro instrumento de pesquisa. Há dois instrumentos de pesquisa, um é documental que consiste na produção de textos por alunos de segunda série fundamental e o segundo instrumento é um questionário com 7 perguntas abertas. Com os textos percebeu-se que constam erros ortográficos similares de acordo com a teoria de Cagliari (2000) e com o questionário percebeu-se que os professores tentam encontrar técnicas adequadas para trabalhar "o erro", mas continuam baseando-se na língua padrão, aquela da escola.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10624
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.