Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10623
Título: Formação continuada dos docentes da rede municipal de Sombrio
Autor(es): Silva, Rosilene Gomes da
Orientador(es): Zanette, Maria Valkiria
Palavras-chave: Formação continuada
Concepções pedagógicas
Educação
Professor reflexivo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A formação Continuada dos Docentes é um tema de particular atualidade em função da melhoria na qualidade do ensino e da construção da cidadania. Portanto este trabalho tem como objetivo, refletir sobre a relação que o professor faz entre a sua prática pedagógica e a sua participação no Programa e Formação Continuada, bem como, discutir a influência que algumas tendências pedagógicas trazem para qualificar ou desqualificar a educação. Aborda, também, as desvantagens de uma educação reprodutivista e alienadora que conduz a uma possível prática caótica e descompromissada, contrapondo-a com a importância de o professor ter uma prática reflexiva e investigativa, para contribuir com novas perspectivas, na busca de uma significativa atuação profissional. As investigações apontaram que os discursos e determinadas atividades desenvolvidas no Programa de Formação Continuada estão voltados para uma concepção progressista de educação, porém, ainda não de modo suficiente para superar a prática tecnicista que tomou conta do processo de ensino-aprendizagem, dificultando a realização de ações inovadoras.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10623
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.