Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10622
Título: Coisas de menino e menina: uma análise de gênero na 3ª série do ensino fundamental
Autor(es): Candeu, Renata Lavezzo
Orientador(es): Ostetto, Lucy Cristina
Palavras-chave: Gênero
Educação
História
Livro didático
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão sobre a questão da abordagem de gênero na 3ª série do Ensino Fundamental da rede municipal de Nova Veneza. Neste trabalho, procuramos contextualizar a construção do conceito de gênero como categoria de análise, tendo como eixo de discussão as relações sociais de gênero abordadas no plano de aula, no livro didático e na prática pedagógica dos (as) professores(as) da disciplina de História da 3ª série do Ensino Fundamental da rede municipal de Nova Veneza. Como metodologia, analisou-se o plano de aula e o livro didático da disciplina de História da 3ª série de Nova Veneza e aplicou-se um questionário a cinco professoras da 3ª série das escolas municipais de Nova Veneza. A pesquisa foi desenvolvida dentro da linha de educação, cultura e ambiente, teve como eixo temático à educação voltada à diversidade. Este estudo permitiu compreender que não existe um trabalho com a desconstrução dessas relações sociais de gênero, pois as (os) professoras (es) ainda seguem um plano de aula ou livro didático e ensinam somente o que está imposto nestes materiais, sem questioná-los, sem problematizá-los e principalmente sem fazer nenhuma avaliação ao material didático utilizado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10622
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.