Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10619
Título: Análise da cultura de consumo na organização do trabalho pedagógico em escolas de Criciúma
Autor(es): Mendes, Marizele Guidarini
Orientador(es): Castro, Everson Ney Huttner
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Cultura de consumo
Criança
Mídia
Televisão
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este estudo sobre a cultura de consumo intitulado "Análise de cultura de consumo na organização do trabalho pedagógico em escolas de Criciúma", procura analisar se a organização do trabalho pedagógico da escola e dos professores das séries iniciais de Criciúma leva em conta a cultura de consumo estimulada pelos programas televisivos, a fim de levantar subsídios gue orientem a inserção do tema no Projeto Pedagógico das unidades escolares. A metodologia adotada foi descritiva com abordagem dialética e qualitativa, Os instrumentos de coleta dos dados utilizados foram à análise documental dos projetos políticos pedagógicos das escolas envolvidas e um questionário com 4 (quatro) questões fechadas e 8 (oito) questões abertas dirigidos a dois professores das séries iniciais do ensino fundamental de cada escola envolvida. A pesquisa deu-se junto a 2( duas) escolas da rede privada de ensino e 2( duas) da rede estadual de ensino de Criciúma, as mesmas estão localizadas na área urbana da cidade. A seguir analisamos os dados obtidos alicerçados no referencial teórico. Concluímos que as escolas ainda não preveem em seu planejamento a realização de discussões sobre esta temática apesar de que os professores a consideram importante e necessária.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/10619
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.